domingo, 19 de junho de 2011

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO TURÍSTICA DA PRAÇA DE BARRA DO POJUCA

UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
FACULDADES INTEGRADAS DE IPITANGA













DANIELE BARBOSA
MAÍRA COSTA
MARCELO BARBOSA
PALOMA CORREIA
ROMILSON RODRIGUES










PROJETO DE REVITALIZAÇÃO TURÍSTICA DA PRAÇA DE BARRA DO POJUCA










LAURO DE FREITAS
2006



DANIELE BARBOSA
MAÍRA COSTA
MARCELO BARBOSA
PALOMA CORREIA
ROMILSON RODRIGUES











PROJETO DE REVITALIZAÇÃO TURÍSTICA DA PRAÇA DE BARRA DO POJUCA










Projeto de Revitalização Turística da Praça de Barra do Pojuca apresentado a Unidade Bahiana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 6º semestre do curso de Turismo e Hotelaria, disciplina de Projetos Turísticos, sob a orientação da Professora Diana Dias.







Lauro de Freitas, de 2006.


Apresentação


O Turismo é uma atividade econômica multi-setorial que atualmente movimenta cerca de 57 atividades dentro de todo trade turístico no qual se encontra inserido e abrange toda economia global.

Desta forma, o Turismo pode ainda ser considerado como uma ciência, ou ainda como uma indústria, uma vez que o mesmo analisa tanto os aspectos socioeconômicos de uma comunidade, quanto eleva o PIB do país em questão ou do Pólo Turístico a que se refere.

No entanto, o Turismo por si só não é capaz de garantir o sucesso da implementação de qualquer que seja a organização destinada ao mesmo. É necessário que haja um estudo específico do Turismo relacionado às suas vertentes para que sejam adquiridos com o mesmo planejamento, organização e controle para posteriormente executar o plano traçado para o perfil funcional da empresa em questão ou do projeto que se encontra em fase de estudo.

E é justamente visando atender as necessidades de problemas que atualmente representam um retrocesso das peculiaridades inerentes ao Turismo, tanto nas comunidades quanto nos empreendimentos que estão relacionados com o mesmo, que os Projetos Turísticos ganharam maior ênfase, pois levando-se em conta as considerações anteriores, o projeto irá justamente solucionar os problemas que estão dificultando a propagação da atividade turística, bem como melhorar as condições em que a comunidade se encontra, quando relacionada com o principal meta traçada pelos gestores do Projeto.








Introdução


Barra do Pojuca é uma localidade que atualmente apresenta grande tendência ao crescimento bem como, se encontra em um patamar no qual lhe permite ser configurada como moradia de operários das empresas circunvizinhas tanto no segmento do Turismo quanto no segmento das Indústrias.Apresenta também grande potencialidade de fluxo turístico devido aos seus atrativos e a sua localização, próxima a praia de Itacimirim.

No entanto, a ausência de ações voltadas para o lazer da comunidade e dos turistas, dificulta que a localidade venha a se tornar reconhecida perante o pólo turístico da Costa dos Coqueiros.

Visando minimizar as dificuldades enfrentadas pela localidade, verificou-se a necessidade da criação de um projeto turístico que trará benefícios para os turistas que venham a visitar a localidade em busca de lazer e entretenimento, e em especial, a própria Comunidade local, que com as atividades turísticas desenvolvidas terão novas oportunidades de emprego e renda.
Segundo Antônio César Amauri Maximiano (2002), projeto é um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restrições orçamentárias.












Histórico Geral
●Camaçari.
Em 1549, Tomé de Souza, 1º Governador geral do Brasil, fundou a cidade do Salvador. Com ele, vieram cerca de trezentos soldados, seiscentos degredados e seis jesuítas encarregados da catequização indígena.

Em 1558, dois destes jesuítas, se fixaram em terras dos índios Tupinambás, desenvolvendo a catequese nas aldeias próximas, fundando ali a aldeia do Divino Espírito Santo.
           Uma pequena igreja de palha foi construída no local, marcando o início dos trabalhos jesuíticos no Brasil. Em 1624, a aldeia, já consolidada, desempenhou importante papel no processo de expulsão dos invasores Holandeses que tentaram se apossar do nosso território. De lá, saíram as forças que combateriam o invasor até o final, expulsando-os em 1625.
            A aldeia foi elevada à categoria de Vila, com a denominação de Vila do Espírito Santo de Nova Abrantes, em 1758. Em 1846, foi extinto o município e seu território desmembrado do município de Mata de São João.

A reinstalação deu-se em 1849. A sua primeira composição administrativa abrangia o distrito de Abrantes, Monte Gordo e Ipitanga. Em março de 1920, criou-se o distrito de Camaçari, como território desmembrado de Abrantes.
 
         Em 1925, o então Governador Francisco Marques de Góes Calmon dá ao município o nome de Montenegro, que tinha como sede a Vila de Camaçari.O Município de Camaçari foi regulamentado pelo Decreto Lei 10.724 de 30 de março de 1938, perdendo a denominação de município de Montenegro, sendo formado por: Camaçari.

No censo realizado pelo IGBE no ano de 2003, foi detectado que o município de Camaçari possuía uma população estimada para o ano de 2005 em cerca de 191.855 habitantes e atualmente é um dos mais ricos municípios nordestinos.
O município abriga o Pólo Petroquímico de Camaçari, um Pólo Automobilístico,  sendo um importantíssimo pólo industrial.
Camaçari possui o maior litoral da Bahia, uma extensão de praias de 42 Km com início na praia de Busca Vida seguindo por Jauá, Interlagos, Arembepe, Barra do Jacuípe, Genipabu, Guarajuba até Itacimirim.
Possui também diversos distritos e sub-distritos, dentre os quais encontra-se Barra do Pojuca, sub-distrito de Monte Gordo que por sua vez é distrito de Camaçari, localidade sobre a qual encontra-se em estudo para o atual desenvolvimento deste projeto.

            Barra do Pojuca.

Barra do Pojuca, também conhecida como Pojuquinha, fica situada próxima à foz do rio que dá seu nome, e que separa do município de Mata de São João. Seu surgimento deu-se por volta de 1940, embora suas terras tenham ocupação que remonta os tempos coloniais. Umas poucas famílias estabeleceram-se próximas às lagoas existentes, praticamente à beira-mar, erguendo uma pequena vila de pescadores, ali fixando em função do porto natural da espera, em Itacimirim.  

Os fazendeiros locais, pecuaristas e agricultores, procuraram impedir que suas terras fossem ocupadas por pessoas estranhas, recusando o arrendamento e proibindo construções em sua propriedades. O recuo para o atual sítio da Barra do Pojuca foi inevitável e ali se consolidou um aglomerado de pescadores, pequenos agricultores e trabalhos rurais, gerando uma diversificação e divisão do trabalho que, embora mínima, permitiu o surgimento de um incipiente comércio e uma relativa interação com outras comunidades, inclusive Camaçari e Salvador.

Esse núcleo de urbanização irregular e simples, denotando o crescimento espontâneo, localiza-se na parte elevada de uma colina, apresentando um maior adensamento residencial em torno da igreja, e uma rarefação nos sentidos da expansão da localidade, ao longo das estradas e caminhos, entre os quais o que conduz a cachoeirinha dos prazeres, no rio Punhaí, fonte de abastecimento de água da comunidade.

A Barra do Pojuca, a excelência das suas praias, a configuração do quadro natural e a presença de uma comunidade simples, fizeram desse povoado um ponto turístico e de veraneio, apesar da distância com relação a Salvador e as dificuldades de acesso, até recentemente.
O marco do início da população de Barra do Pojuca foi os pescadores. No censo oficial de 2003, foram obtidas informações referentes aos dados populacionais do distrito de Monte Gordo, com total aproximado de 17.523 pessoas, sendo 9.200 Homens e 8.320 Mulheres, com estimativa para 2005 de 20.500 pessoas, perfazendo um total de 10.800 homens e 9.700 Mulheres

 Barra do Pojuca é um local de veraneio e de lazer de fim de semana para centenas de pessoas das localidades próximas a Salvador. Já não são as pessoas episódicas que visitam a área, mas grupos que  vão em transportes próprios, coletivos de linha regular ou ônibus e mesmo caminhões fretados, somando-se à população efetiva à sazonal.














Localização, Limites e Acessos.


Barra do Pojuca encontra-se a 50km de Salvador e a 71 km da sede municipal (Camaçari).

Barra do Pojuca limita-se ao Norte com Praia do Forte, ao sul com Guarajuba, ao leste com o Tambaí, e ao Oeste com o Oceano Atlântico.

 Seu acesso para quem vem da capital bahiana pode ser feito de acordo com a sinalização no Km 50 da estrada do coco (BA-099).
 






























Localização Geográfica da Área




Cidades
 



















                                                                          Litoral    



                                                      

 

                                  Aspectos  Sócio-econômicos de Camaçari


Sendo Camaçari, a localidade sede de Barra do Pojuca, vale salientar alguns aspectos relevantes sobre essa localidade.

Camaçari tem participação fundamental no crescimento sócio-econômico do Estado da Bahia.Na década  de 70 se fortalecia o cinturão industrial da Região Metropolitana de Salvador-RMS com a entrada em operação do Pólo petroquímico de Camaçari .Foi através deste que, durante a crise brasileira ocorrida no final dos anos 80 e começo dos anos 90, a Bahia foi um dos estados de maior desempenho econômico naquela que foi considerada a “década perdida” da economia brasileira.

O turismo da região a partir do ano de 1992 começa a operar em patamar mais elevado, a partir de investimentos do Governo Estadual e de programas nacionais com parceiros internacionais, a exemplo do PRODETUR.


















Organização Política de Camaçari


 
































 




 

 


Aspectos Sócio-econômicos de Barra do Pojuca



●Demografia: O marco do início da população de Barra do Pojuca foi os pescadores. No censo oficial de 2003, foram obtidas informações referentes aos dados populacionais do distrito de Monte Gordo, com total aproximado de 17.523 pessoas, sendo 9.200 Homens e 8.320 Mulheres, com estimativa para 2005 de 20.500 pessoas, perfazendo um total de 10.800 homens e 9.700 Mulheres.

●Condições de Vida:As condições de vida são de má qualidade em funçã da precariedade dos serviços públicos e privados.

 

      ●Saúde: Possui uma unidade de saúde pública que funciona para consultas médicas, uma ambulância, com prestação de serviços 24 hs, pois atendimentos de emergência só são realizados em Monte gordo ou Camaçari.

●Água: Possui estação de tratamento, com a  captação da água proveniente do Rio Pojuca
Sendo  administrado pela Embasa.

●Energia: 90% das residências locais é eletrificada.

●Esgoto: A rede de esgoto é precária, pois os predominantes são as fossas domésticas, entretanto, há projetos do governo em fase de execução e andamento;

●Educação: Possui um centro educacional com grau de escolaridade até o 1º grau, e uma escola de 2º grau. O grau de qualidade no ensino é razoável, por conta da qualificação profissional dos orientadores.

●Limpeza: a limpeza é realizada por duas empresas: uma privada que é a Vega Engenharia e Limpec – da prefeitura local.

●Economia: A base da economia é o comércio, agricultura, pesca e o turismo.
A população de Barra do Pojuca presta uma pequena contribuição com o PIB municipal basicamente nos setores primários e terciários, atuando na agricultura, pesca e na prestação de serviço.


●Serviços e Comércio:

A realização desta pesquisa partiu da necessidade de se verificar os serviços e pontos comerciais, com suas respectivas quantidades, existentes em Barra do Pojuca. A partir desta pesquisa foi feita uma análise da real necessidade de alguns pontos comerciais que estão inseridos no Projeto de Revitalização da Praça de Barra do Pojuca.

COMÉRCIO/SERVIÇOS

QUANTIDADE
Armarinho
01
Bar
08
Barbearia
05
Borracharia
03
Bomboniere
01
Clínica odontológica
02
Clínica Geral
01
Correio comunitário
01
Depósito de bebidas
02
Distribuidora de água mineral
01
Empresa de terraplanagem
01
Escola particular
02
Escola pública
02
Escritório de contabilidade
02
Fábrica de prancha
01
Farmácia
03
Financiamento
01
Igreja
10
Loja de antenas parabólicas
01
Loja de bijuterias
02
Loja de calçados
02
Loja de cosméticos
01
Loja de materiais de construção
05
Loja de móveis
01
Loja de roupas
12
COMÉRCIO/SERVIÇOS

QUANTIDADE

Loja de variedades
01
Locadora de filmes
03
Locadora de veículos e produtos diversos
02
 Madeireira
01
Mercadinho
03
Oficina de bicicleta e autopeças.
02
Oficina eletrônica
03
Oficina mecânica e elétrica
02
Oficina de refrigeração
02
Posto de gasolina
01
Ponto de moto táxi
05
Padaria
03
Pet shop
01
Rádio comunitária
02
Restaurante
03
Salão de beleza
04
Sorveteria
05
Supermercado
03
(Fonte: Pesquisa In Loco realizada em 30 de outubro de 2006)


Aspectos Turísticos


Em Barra do Pojuca os atrativos turísticos são:

Naturais:

●Praia de Itacimirim: Famosa por suas ondas apropiadas para o surf.

●Cachoeirinha/Cascatinha dos prazeres:Cachoeira localizada as margens do Rio Pojuca de águas tranqüilas e natureza preservada.

●Corredeiras do Rio Pojuca: Atrativo ótimo para a prática de esportes radicais, banho e pesca principalmente do Pitu.

●Manguezal do Rio Pojuca

Históricos-Culturais

Após atravessar o Oceano Atlântico em 1984, o navegador solitário, Amyr Klink desembarcou na Praia da Espera em Itacimirim- localidade inerente a Barra do Pojuca.No local onde o navegador desembarcou há uma placa que registra esse fato histórico.(Ver apêndice A).

Em Agosto de 2006, o IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) juntamente com a CLN(Concessionária Litoral Norte), através de escavações, descobriram vários sítios arqueológicos ainda em estudo nas regiões da Costa dos Coqueiros incluindo Barra do Pojuca.Dentre os achados encontrou-se: Esqueletos humanos, porcelanas e utensílios de caça e pesca.

Folclore

●Manifestações religiosas e Crenças Populares: Forte presença do Candomblé e Terno de Reis

●Danças Típicas:Samba de Roda e a Capoeira

●Gastronomia: Os camarões Pitu e Curuca, pescados no Rio Pojuca pelos moradores da localidade, é muito apreciados pelos turistas.

●Artesanato: O artesanato tem forte presença na comunidade.Através das  associações de artesãos  o artesanato é desenvolvido de forma diversificada.
Como exemplo podemos citar o artesão Jamaica que desenvolve  de forma criativa o artesanato de Bambu.Ele fabrica bolsas, porta guardanapos, jogos americanos, mesas, cadeiras e lamparinas.Esses produtos são comercializados em feiras de artesanato, na comunidade e em hotéis como Costa do Sauípe, Ecoresort, Vila Galé e pousadas da região.

●Festas e comemorações populares: Em 12 de Janeiro, comemora-se com procissão marítima e festa popular o padroeiro da cidade que é São Francisco de Assis.   
































Infra Estrutura Turística


Meios de Hospedagem

●Hotel Fronteira
 Dispõe de 150 UH`S, 2 restaurantes e  piscina.

●Pousada Mar e luz
Possui 60 UH`S e  piscina

●Pousada Odoía
Possui 30UH’S,com vista para o mar.

●Pousada Farol do Mar
Possui  a melhor infra-estrutura de todas as pousadas de Barra do Pojuca, com 40 UH`S,  piscina, campo de futebol, sauna e banheira de Hidromassagem.

●Pousada Aruá

●Pousada Praia das Ondas

●Pousada Brilho da Manhã

●Pousada Lagoa Clara

●Pousada Jambo








Restaurantes

O principal prato servido nos restaurantes da região é o camarão  pitu encontrado no Rio Pojuca.


●Som das Águas
●Toca do Pitu
●Pier Bar:Construído no manguezal, as margens do Rio Pojuca
























Objetivo Geral

O principal objetivo deste projeto é criar oportunidades no segmento turístico de lazer e entretenimento, em que tanto a comunidade local quanto os turistas sejam beneficiados com o processo de Revitalização da Praça de Barra do Pojuca.

Dessa forma, será realizado um processo de inclusão social e sustentabilidade, na qual a comunidade terá a oportunidade de captar renda através das atividades desenvolvidas e voltadas para o Turismo, paralelo ao lazer inserido na própria praça, já revitalizada.

E em relação aos turistas, pretende-se atrair esta fatia de mercado através da iniciativa utilizada em relação à comunidade, excetas as ações de sustentabilidade e inclusão social.


















                                             Descrição da área do projeto

A área onde será construída o projeto possui aproximadamente 2.000m2.
 Atualmente nessa área encontra-se o antigo Centro de Abastecimento de Barra do Pojuca,  uma área livre que era utilizada por feirantes e um estacionamento.O centro de Abastecimento encontra-se abandonado  por ter sido mal planejado, não atendendo a sua real  função:Oferecer a comunidade e aos turistas opções de comércio na localidade de Barra do Pojuca.
O centro de abastecimento possuia 26 boxes, 02 banheiros,01 salão interno e 01 sala de escritório.
Em relação ao quesito de degradação, o Centro de Abastecimento encontra-se em situação crítica por conta da ausência de conservação.O local encontra-se vulnerável á ação de vândalos e há acúmulo de lixos por toda área, representando um risco a saúde da população.
Dos 26 boxes, apenas 03 estão em funcionamento, porém de forma precária.
Os banheiros estão compltamente danificados, com portas quebradas, vasos e lavatórios inutilizáveis e um forte odor pela área.
O espaço onde se localizava a feira livre, funciona aos finais de semana de forma desordenada e sem estrutura básica para atender a alguns feirantes que por não terem outra opção insitem em permanecer naquela área.










Objetivo Específico

O objetivo específico está relacionado com a criação de um centro comercial e de lazer/entretenimento na Praça de Barra do Pojuca no qual constará:

            01 Agência Bancária
ü     01 Caixa Eletrônico
ü     01 Casa Lotérica
ü     01 Loja de Artesanato
ü     01 Lanchonete
ü     01 Loja de Roupas e Acessórios
ü     01 Oficina Cultural e Turística ( capacitar a comunidade através de oficinas de dança, guia turístico, música, teatro, língua estrangeira e artesanato).
ü     01 Parque Infantil ( pula-pula, escorregador,  balanço e  gangorra)
ü     01 Posto Policial
ü     01 Quadra Poliesportiva
ü     01 Restaurante
ü     01 Sorveteria
ü     01 Salão de Beleza











Público Alvo

         A execução do projeto terá os seguintes beneficiários:

ü     A Comunidade: A sociedade será beneficiada através de informações atualizadas dos serviços, produtos e acervos culturais que a comunidade possui em torno das manifestações folclóricas. Dessa forma, é possível iniciar a formação de uma consciência coletiva a cerca do resgate e preservação da cultura e através da comercialização dos produtos, promovendo a integração da comunidade com o projeto.

ü     O Turista: Através da visitação à praça os turistas irão contar com serviços de qualidade relacionados ao comércio e lazer.

ü     O Governo: Através da arrecadação de impostos tanto na comunidade quanto em todo trade turístico.

ü     Trade Turístico:Captação de fonte de renda através da comercialização de produtos/serviços e reconhecimento de mercado.












Justificativa


Este projeto surgiu com a necessidade de desenvolver ações que fossem capazes de viabilizar a implantação de um projeto inovador, com cunho social e econômico que pudesse beneficiar a comunidade e os turistas.

Paralelos a esta conjuntura foram analisados um dos problemas que atualmente inibem o desenvolvimento do Turismo na região de Barra do Pojuca, e desta forma, verificou-se a ausência de atividades de lazer, juntamente com a inovação das atividades comerciais, que fossem capazes de captar os Turistas que ainda não conhecem a localidade, bem como focar a mesma como um destino turístico de relevância dentro do atual cenário de desenvolvimento presente na Costa dos Coqueiros.

Partindo destas premissas, verificou-se também o aumento da demanda real e potencial de turistas que estarão consumindo/usufruindo o produto em questão – Praça de Barra de Pojuca – os quais são os responsáveis pelo aumento significativo da necessidade de mão-de-obra local da comunidade, bem como o gradativo aumento da renda dos mesmos.

 Com a implantação destas ações, os idealizadores do projeto, pretendem elevar significativamente todas as propostas de desenvolvimento sustentável inseridas no mesmo, bem como a qualificação de pessoal para o ingresso no mercado de trabalho.








Previsão
Atividade
Metodologia de
Ação
Metodologia de Acompanhamento
Outubro/2005
Elaboração do planejamento
Levantamento de dados e visita a campo
Revisão do planejamento
Setembro./2006
Elaboração do projeto
Diagnóstico(pesquisa e visita a campo) e elaboração das ações
Revisão do projeto
Janeiro/2007
Apresentação do projeto ás entidades responsáveis(Prefeitura,BNDES, SEBRAE E comunidade)
Marcar reunião com as partes interessadas
Disponibilidade para sanar dúvidas sobre o projeto e acompanhar as tomadas de decisões
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES E DOS RECURSOS NECESSÁRIOS À IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO

Junho/2007
Marcação da área
Contratação de um engenheiro
Fiscalização do trabalho realizado pelo profissional
Junho/2007
Limpeza do terreno
Contratação de empreteira
Fiscalização do trabalho realizado pela empresa
Agosto/2007
Início das obras, com a construção dos estabelecimentos comerciais e áreas de lazer.
Contrtação de construtora com equipe especializada
Fiscalização e acompanhamento das obras
Dezembro/2007
Paisagismo e decoração dos estabelecimentos
Aquisição de produtos(móveis) confeccionados na região e jardinagem
Acompanhamento da aquisição dos produtos a fim de comprovar a veracidade dos mesmos
Previsão
Atividade
Metodologia de ação
Metodologia de acompanhamento

Dez /2007
Treinamento e capacitação da comunidade local
Parceria junto ao SEBRAE
Fiscalização e suporte junto a instituição

Jan/2007
Finalização das obras
Inauguração e inserção da comunidade nas atividades comerciais
Pesquisas de satisfação direcionadas aos turistas e a comunidade






















Órgãos Financiadores e Apoiadores

ü     SEBRAE – Através de cursos de capacitação profissional para os funcionários e empreendedores que irão atuar nos estabelecimentos comerciais a fim de prestar um bom atendimento aos turistas.

ü     BNDES – Através do FINEM, programa de financiamento a empreendimentos para a realização de projetos de implantação, expansão e modernização..

ü     PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI – Através da aprovação e implantação do projeto.


ü      EQUIPE GESTORA DO PROJETO – Através do levantamento de dados, contribuindo para as pesquisas do projeto.

ü     COMUNIDADE: Apoio através do trabalho realizado nos estabelecimentos comerciais,  recebendo bem o turista e divulgando o empreendimento.







Administração do Projeto

O principal responsável pela implantação das ações do projeto será a Prefeitura Municipal de Camaçari, através de recursos próprios e financiados.



























Conclusão



Segundo a OMT(Organização Mundial do Turismo),o turismo representa 10% da economia mundial e que a cada dez empregos no mundo um está ligado ao turismo.Sendo assim é de fundamental importância investir recursos em localidades que possuem potencial para o desenvolvimento do turismo, e Barra do Pojuca é uma dessas localidades.

Porém devido ao descaso dos órgãos públicos e privados, Barra do Pojuca  não desenvolveu o turismo de forma satisfatória .

O projeto de Revitalização da Praça será uma opção de comércio, lazer e entretenimento e irá beneficiar em especial a comunidade gerando empregos e renda, contribuindo dessa forma para o crescimento da economia local.

Portanto a realização desse projeto irá inserir  Barra do Pojuca, dentro do cenário de localidades visitadas por muitos  turistas na Costa dos Coqueiros.




















Referências















































Apêndices

Nenhum comentário:

Postar um comentário